Saudáveis ou danosos? Cuidado com os alimentos ácidos!

Hoje em dia, o consumo de alimentos e bebidas com pH ácido está aumentando em todo o mundo, especialmente pela intensa propaganda relacionada ao uso de isotônicos durante e depois das atividades físicas.

Embora muitos destes alimentos sejam considerados saudáveis por nutricionistas, como o vinagre, vinho, alguns tipos de peixes e de frutas, eles podem também se tornar inimigos da nossa saúde ao prejudicar os dentes. Isso porque eles ajudam a intensificar um processo bastante preocupante, chamado erosão ácida.

 “A erosão ácida é um desgaste que ocorre na superfície do dente, causando a perda do esmalte dental e, muitas vezes, provocando a exposição da dentina e do cimento (a camada que cobre a raiz do dente), causando hipersensibilidade dentária”, explica. Dra. Sandra Kalil, membro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).

Mas a erosão ácida pode ser mais prejudicial que uma simples dor de dentes. Ela pode modificar a aparência do sorriso ao descolorir ou deixar as peças dentais mais amarelas e com aparência de estarem enfraquecidas.

Para se proteger deste transtorno, é aconselhável evitar o consumo excessivo desses alimentos, escovar os dentes suavemente com uma escova de cerdas macias e visitar o dentista regularmente. Além disso, especialistas recomendam que, ao ingerir alimentos com pH ácido, você os deixe o mínimo de tempo possível na boca, para evitar o contato prolongado com os dentes.

Fonte: www.terra.com.br