A partir de qual idade pode colocar implantes dentários?

Muitos pais acreditam que quando a dentição definitiva dos filhos está completa, eles já são candidatos à colocação de um implante dental caso seja necessário. Mas os especialistas garantem que é preciso esperar um pouco mais.

Foto: Shutterstock

Quando os implantes são colocados durante a fase de crescimento, eles podem alterar o desenvolvimento normal do osso maxilar. Por isso, o recomendável é adiar até que essa fase termine.

O osso desempenha um papel fundamental da colocação do implante, porque é a base sobre a qual se sustenta a raiz artificial e, sobre ela, a corona dental. Durante a adolescência, o osso ainda não tem a forma e resistência adequados para o procedimento.

Estima-se que a idade mínima para se submeter a este procedimento é 16 anos em mulheres e 18 em homens. Mas isso depende do processo de crescimento de cada pessoa.

Alguns defendem que é mais seguro esperar até os 21 ou 22 anos para que a colocação de um implante dentário seja satisfatória , já que nesta idade o crescimento ósseo cessou definitivamente.

Fonte: www.terra.com.br